Noticia

  • 02/09/2019

Os preços da soja em grão subiram no Brasil nos últimos dias, influenciados pela valorização do dólar. O movimento de alta das cotações domésticas, no entanto, foi limitado pela redução dos prêmios de exportação e pela queda dos contratos futuros negociados na Bolsa de Chicago.

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), esse cenário inclusive, ampliou a disparidade entre os pedidos de compradores e as ofertas de vendedores. Mesmo com a alta do dólar, vendedores brasileiros estão retraídos dos negócios envolvendo grandes lotes, atentos à quebra da safra norte-americana.

Além disso, produtores nacionais preferem guardar o remanescente da safra 2018/2019 para comercializar nos próximos meses, à espera de preços maiores no período inicial da semeadura de soja no Brasil.

Entre 23 e 30 de agosto, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa da soja Paranaguá registrou alta de 1,2%, a R$ 88,52 por saca de 60 quilos na sexta-feira, 30. No Paraná o indicador avançou 1,6%, a R$ 82,26 por saca. Entre julho e agosto, os indicadores registraram significativas altas de 14,5% e de 13,7%, respectivamente.

Fonte: Canal Rural