• 06/07/2019

Brasília (05/07/2019) – Para levantar as demandas de produtores irrigantes pelo país, o Ministério do Desenvolvimento Regional em parceria com a CNA, Faeg e Sindicato Rural de Cristalina, a Associação de Irrigantes de Goiás (IRRIGO) realizou, na quinta (4) e na sexta (5), o Planejamento Estratégico do Polo de Irrigação do Planalto Central no município de Cristalina (GO).

Mais de 170 produtores participaram do evento que teve a presença do vice-presidente da CNA e presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, do ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto; do governador de Goiás, Ronaldo Caiado; do presidente da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Eduardo Veras, e do superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Nelson Fraga.

"Vimos aqui os benefícios que a irrigação traz. Com a criação dos polos de irrigação pelo país damos um enorme passo na potencialização da produção e com o uso racional da água podemos vamos poder multiplicar a irrigação no país trazendo renda e emprego", destacou o vice-presidente da CNA.

A Confederação está identificando os desafios dos produtores pelo país para elaborar ações que promovam o desenvolvimento da agricultura irrigada, gerando mais emprego e renda. O assessor técnico da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Gustavo Goretti, explicou que a criação dos polos é uma das estratégias inovadoras para a elaboração de políticas públicas voltadas ao setor.

“A CNA contribui com a elaboração dos projetos a partir das demandas específicas para o desenvolvimento dos polos irrigantes. Posteriormente, atuamos na articulação política com os parlamentares e outras instituições para implantar estas demandas dos polos".

O ministro Gustavo Canuto destacou que o governo federal é parceiro do setor privado para o desenvolvimento do Brasil. "O polo de irrigação é um desses exemplos em que queremos entender as demandas do setor produtivo e ajudar a destravar as ações em Brasília”, destacou.

A CNA já desenvolveu ações para impulsionar a produção irrigada nas regiões de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e no Vale do Araguaia, em Goiás.

Fonte: CNA