Noticia

  • 13/08/2018

Nesta segunda-feira (13), o Notícias Agrícolas conversou com Flávio Zambrone, presidente do IBTox e referência nas pesquisas relacionadas ao glifosato no Brasil, sobre a decisão da justiça de suspender o uso e a comercialização do herbicida no país.

A conversa vem logo após a justiça americana decidir para que a fabricante do produto indenizasse um produtor que alegou ter sofrido câncer após a exposição ao produto.

Segundo Zambrone, o glifosato é um produto seguro, usado há mais de 40 anos, sobre o qual são desenvolvidos inúmeros estudos. Mais de 100 países o utilizam por conta de sua baixa toxicidade e ausência de outros problemas importantes.

Além disso, ele também classifica o produto como "eficiente e popular", o que também o colocaria como alvo de críticas e questionamentos. De acordo com o pesquisador, todos os estudos indicam que ele não é um potencial causador de câncer.

Ele ressalta o fato de que estes aspectos possuem um grande apelo na grande mídia, mas que os dados são frágeis. As indicações do sistema de saúde e dos hospitais é de que não há esse aumento em detrimento do uso do produto.

Para Zambrone, também é preciso salientar a importância de deixar o acesso ao produto apenas para aqueles que são capacitados para tal.

Fonte: Notícias Agrícolas