• 17/01/2020

Uma pesquisa apontou maior interesse dos brasileiros por alimentos orgânicos. Segundo o levantamento, 36% disseram estar inclusive a pagar mais caro por alimentos orgânicos (14% muito mais caro e 22% só um pouco mais caro). Outros 30% afirmam que escolheriam o alimento orgânico caso o preço fosse o mesmo.

Os dados do Perfil do Consumidor Consciente, feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), também apontam que, entre os brasileiros dispostos a pagar muito ou um pouco mais caro por alimentos orgânicos, 57% pagariam mais caro por produtos ambientalmente corretos.

A renda familiar é um ponto decisivo na compra de orgânicos. Entre os que ganham mais de cinco salários mínimos, 52% escolheriam o alimento orgânico mesmo que tivessem que pagar mais caro (16% muito mais caro e 36% só um pouco mais caro). Esse percentual cai quanto menor a renda familiar e chega a 26% entre os brasileiros com renda de até um salário mínimo (12% muito mais caro e 14% um pouco mais caro).

Respeito ao meio ambiente

Cerca de quatro em cada dez consumidores estão preocupados se os produtos são ambientalmente corretos. Mas, entre os brasileiros com até a 4ª série do Ensino Fundamental, 57% nunca verificam, percentual que cai quanto maior o grau de instrução e chega a 29% entre os com educação superior.

O levantamento também constatou que 31% dos brasileiros está disposto a pagar mais por produtos fabricados de maneira ambientalmente correta, ou seja, com baixa emissão de poluentes e resíduos.

Além disso, 32% dos respondentes afirmam que optariam pelo produto ambientalmente correto caso o preço fosse igual. Independentemente da faixa de renda, 10% dos brasileiros optariam pelo produto ambientalmente correto mesmo que fosse muito mais caro.

Fonte: Globo Rural