Noticia

  • 16/07/2019

Uma gestão organizada, que evita erros e gastos desnecessários. É assim que o produtor de soja Paulo Batezini descreve a atuação do programa Soja Plus, do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –, em sua propriedade localizada em Ponta Porã – município a 300 km de Campo Grande. Esse é o case de sucesso da série “Senar/MS Transformando Vidas” dessa semana.

“Acredito que o Senar/MS nos trouxe um modelo mais organizado de gestão. Consegue trazer ferramentas que um produtor com menos informação não conseguiria. Eles nos apresentam alguns processos que na fazenda não tinha onde buscar esse tipo de informação, e o Senar/MS acabou trazendo isso de uma forma bem completa”, relatou Batezini.

Os resultados, conforme o produtor, são vistos já durante o processo de adaptação orientado pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS.

“Você tendo um processo mais organizado, evita muitos erros. Evita construir alguma coisa em um local que não está muito adequado e depois ter que modificar fica mais caro. Isso gera uma melhor organização da fazenda e menos custo. Organização em termos de funcionários da equipe também, você consegue criar processos, ter formulários e ajuda no andamento da propriedade”, detalhou.


As questões ambientais e jurídicas também são muito abordadas pelo programa com os produtores rurais atendidos.

“Focam muito em legislação, trazem muito conhecimento que a gente precisa. Muitas vezes estamos muito focados no trabalho no campo e acabamos deixando em segundo plano algumas coisas que são tão importantes quanto. Então eles trazem informação quanto ao controle da soja no vazio sanitário para a evitar esse risco da proliferação da doença, além de informações sobre como construir de forma certa depósitos de defensivos e outros temas. E também outras ações como a parte ambiental que a gente sempre tem um feedback deles de como melhorar esses aspectos dentro da propriedade”, concluiu.

Transformando Vidas – O Sistema Famasul divulga todas as sextas-feiras uma matéria sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica da instituição e também na sociedade. Acompanhe!

Quer saber mais sobre a editoria Mercado Agropecuário, clique aqui. Saiba mais sobre o Senar/MS na editoria Educação no Campo, acesse aqui.

FONTE: SENAR/MS