Noticia

  • 06/07/2019

Em encontro com lideranças jovens da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na tarde desta sexta-feira, dia 5,  a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que é preciso combater a desinformação sobre o uso de defensivos agrícolas no país. Para a ministra, existe um viés ideológico no compartilhamento de informações que “só traz prejuízos para o país”. 

A ministra lembrou que os produtos brasileiros são seguros e continuam a ser exportados para outros países. “O Brasil exporta para 192 países no mundo. Se a gente tivesse os limites de resíduos acima do permitido, a gente estaria exportando nossos produtos? “, questionou Tereza Cristina.


Ela também explicou que, com a regulamentação de mais produtos, o agricultor tem usado menos defensivos agrícolas: “A gente tem aí um acompanhamento que mostra que com a liberação de mais moléculas, o produtor vem usando menos, porque está usando produtos melhores. Ao invés de estar pulverizando uma ou duas vezes mais a sua lavoura com produtos que não têm mais efeito como deveriam ter”. 

De 2016 para 2017, o número de registros de defensivos passou de 277 para 405, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. No mesmo período, o valor total das vendas de ingredientes ativos no país caiu de 541.861,09 toneladas para 539.944,95 toneladas, de acordo com o Boletim Anual de Produção, Importação, Exportação e Vendas de Agrotóxicos no Brasil, elaborado pelo Ibama. 

Mercosul 

Ainda durante a conversa com os jovens, a ministra foi questionada sobre os benefícios do acordo entre Mercosul e União Europeia para o pequeno produtor rural. Tereza Cristina respondeu que a parceria vai trazer esforços de competitividade para o Brasil. “Nós temos que pensar não só em soja, milho, carne, mas pensar em nichos de mercado que a gente pode atingir lá fora”. 

Ela também afirmou que o governo fará um esforço para que esses agricultores tenham capacitação técnica para expandir seus produtos.


Fonte: Canal Rural