• 01/03/2019

Também pode ser utilizada no plantio intercalar com o milho e outras culturas da segunda safra, devido ao seu pequeno porte, garantido fixação de cerca de 100 kg/ha de nitrogênio no solo. Para esses benefícios, a fase de plantio da leguminosa vai até meados de março para a região Centro-Oeste. Já nas regiões Norte e Nordeste, o plantio segue no período das chuvas.

De acordo com a nematologista da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso (Fundação MT), Rosangela Silva, o plantio da crotalária reduz em até 80% a incidência de nematoides se a leguminosa for bem formada. “Além disso, ainda disponibiliza nitrogênio no solo, auxiliando na nutrição da cultura posterior”.

O consórcio da crotalária com o milho pode ser uma alternativa mais rentável ao produtor, explica o diretor comercial da Piraí Sementes, José Aparecido Donizeti. “Além de estar fazendo o controle dos nematoides e garantindo a fertilidade do solo, o agricultor ainda deve lucrar com a produção do milho de segunda safra.”

A Piraí Sementes é uma das principais fornecedoras de sementes de Crotalária-breviflora e oferece ainda orientação técnica para o plantio e manejo.

Fonte: Portal do Agronegócio